Booking.com

Lapa - Experiências no Interior do Paraná - Parte I

Você já ouviu falar sobre as seguintes cidades? Lapa, União da Vitória, Prudentópolis, Carambeí, Castrolanda e Witmarsum?

Nós do Coleção, fomos convidados a participar de uma aventura nestas cidades do interior do Paraná, um Paraná de natureza exuberante, com muita cultura e boa gastronomia.
Viajar para cidades quase que "desconhecidas" pela mídia está cada vez mais se tornando o foco para alguns viajantes. Hoje, os turistas estão em busca de locais menos explorados, novas experiências, uns porque já conhecem todos os locais da moda, outros porque gostam de simplesmente relaxar com a família em locais mais calmos fugindo de grandes centros, para estes, esta viagem é uma super dica.
Estas cidades localizam-se nos arredores de Curitiba, e foi de lá que partimos!

Nossa primeira parada foi na cidade histórica da Lapa que fica a uma hora e meia de Curitiba. Conhecida como cidade dos heróis, a Lapa é rica em turismo rural, cultural e histórico.


As ruas são lindinhas, coloridas e muitas casas possuem fachadas preservadas, cidade calma, uma graça.
A cidade era caminho dos tropeiros e até hoje os locais respeitam e vivem as tradições passadas, um dos principais acontecimentos foi o "Cerco da Lapa" em 1894.
A Lapa também possui o mais importante monumento cívico do Paraná, o Panteon dos Heroes, onde alguns heróis foram sepultados.

Av. Dr. Manoel Pedro & Av. Munhos da Rocha

Por sorte, na cidade estava acontecendo o Paraná Jazz Meeting no Teatro São João que é tombado pelo Iphan, Dom Pedro II quando visitou a Lapa ocupou um dos lugares do teatro. Segundo informações de locais, o imperador gostou muito do teatro e prometeu
ajudar doando um bom valor, valor este que nunca apareceu. Ai, ai, ai.
A apresentação de jazz foi belíssima e emocionante.





Destaque para a coxinha típica da Lapa, com recheio de farofa de frango e envolta com massa de pastel frita em óleo. Geralmente acompanhada por um cafézinho.
É fácil encontrar pela cidade. Gostei!


Conhecemos o hotel Tropeiros da Lapa e o Sr. Márcio Assad, personalidade local, que com a ajuda de sua equipe, faz experiências com alunos da cidade e turistas desde março de 2013, entre as atividades, está o passeio no Lapa Móvel, cavalgadas, visita a mini cidade, mini aula da culinária dos tropeiros.
Este passeio é muito bom para famílias.
O Museu da Lapa está recebendo um bom investimento, aproximadamente um milhão e meio já foram gastos, terá boa tecnologia e muita história para os visitantes.
Ah, lembre-se a Mula (animal) é a estrela, passei a amá-las, este foi o animal usado pelos tropeiros para realizar as travessias, descobri que são resistentes e espertos. Uma mula na época, valia 58 cabeças de gado! Ual!
Se quiserem, podem arriscar um passeio de mula...

Lapa Móvel


O restaurante do Hotel também serve a refeição que os tropeiros utilizavam na época, uma delícia, o arroz com carne seca e o cordeiro na brasa estavam um espetáculo.


virado de feijão com torresmo e ovos fritos



Um dos pratos típicos é a Quirera da Lapa, os pratos da Lapa são fortes, pesados e quentes para aquecer o frio, muito bons e saborosos e eram assim propositalmente para manter a tropa bem alimentada.

Ingredientes:
1 quilo de carne de porco (suã e costelinha fresca ou defumada)
1 ramo de manjerona fresca picada
2 cebolas médias picadas
300 g de quirera de milho especial (branca ou amarela)
2 dentes de alho picados
Salsinha e cebolinha verde picadas
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Lave bem a quirera e deixe de molho por uns 30 minutos. Frite bem as carnes até ficarem douradas. Acrescente o alho e a cebola. Deixe dourar. Coloque água aos poucos e deixe cozinhando até as carnes ficarem macias. Junte então a quirera. Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo continuamente com uma colher de pau. Tempere com sal, pimenta e acrescente a manjerona. Estará no ponto quando a quirera estiver cozida, (porém al dente) e úmida. Coloque então a salsinha e a cebolinha.
Sirva bem quente!



Coleção por Luana Prazeires viajou a convite da Cooptur com apoio do Sebrae. Para maiores informações visite o site www.­cooptur.­coopbr .

Aguardem a próxima parada em um Paraná cheio de surpresas!



Um comentário:

Anônimo disse...

Lu qt comida gostosa, vc vai acabar perdendo esse corpitcho esbelto kkkk....amei as postagens!
Tita