Booking.com

Teatro Amazonas e arredores - Centro/Manaus

Que tenho uma queda pelos centros das cidades que visito vocês já sabem, então, resolvi mostrar pra vocês que o Centro de Manaus é vivo, é lindo, é seguro! Tudo que ouvi sobre o Centro de Manaus não bateu com o que eu vivi. Bares lotados, seguranças, policiais, uma bela iluminação e muitos turistas, gente curtindo a vida e conhecendo gente.

Interior do Teatro Amazonas

Como todo Centro, a fama não é muito boa, e a dica que dou para andar em Manaus, capital do Amazonas, é a mesma para qualquer lugar do mundo!
Não ande falando ao celular; não se distraia; não ande com a bolsa para trás e dinheiro ou carteira na mão; não deixe as câmeras soltas e visíveis e todas as outras dicas que você já leu nos meus posts anteriores, em jornais e TV.
As residências são lindas, coloridas e com arquitetura harmoniosa, a maioria delas possuem uma placa indicando quem morou, quando e o que fazia.
O Centro de Manaus respira história e é uma graça.
O principal ponto turístico e não é pra menos, é o imponente Teatro Amazonas, que fica na Praça de São Sebastião, s/n. Logo no primeiro dia quis visitá-lo e me encantei como todos os mortais.

A famosa cúpula do teatro, composta por 36 mil peças de telhas vitrificadas com as cores da bandeira do Brasil.

Peguei uma chuva boa! Algumas fotos saíram com pingos o clima do dia não ajudou.

É bom você saber que é bem quente em Manaus, faz sol, mas chove sempre também, peguei chuvas "rápidas", mas quando cai a chuva, é chuva mesmo, vem com tudo! Não precisa de casaco, mas carregue sempre um guarda-chuva na bolsa! Do nada tudo pode mudar!
Tivemos que esperar passar a ventania para sair do teatro, até que foi bom.

A visitação guiada custa R$20 e acontece de segunda a sábado de hora em hora.
Não tínhamos nada programado para esta noite, após conhecer o teatro fui a bilheteria para saber da programação e para nossa sorte o musical “Romance Volume III – agora vai” com a Marisa Orth estava em cartaz.
O ingresso platéia R$80, o teatro oferece desconto para professores, paguei meia!
Fui super bem atendida por um manauara que passou a lua de mel no Rio de Janeiro e disse que conhece o Rio super bem, inclusive Campo Grande! Me levou até a platéia, mostrou meu lugar e pronto, ingressos na mão!

Ao fundo a igreja de São Sebastião e sua torre solitária, o altar é lindíssimo são duas mãos como base.

Encontrei tudo bem conservado e limpo.

Largo São Sebastião

A sorveteria fica bem em frente ao Teatro Amazonas e ao lado dela um café.

A Galeria Amazônica é um espaço lindo e organizado, com exposição e venda da arte tradicional e contemporânea da região, confesso que de primeira imaginei que tudo fosse caro, me enganei, depois de ter visitado outras lojas, acabei voltando e comprando na Galeria, que fica na Rua Costa Azevedo, 272, bem ao lado do Café, em frente ao teatro. Bom atendimento.

Trouxe colares para presentear e comprei um pra mim por R$12

Abaixo, outra loja de lembranças local e artesanatos fica na Rua 10 de Julho (rua que fica ao lado direito do teatro, mesma rua do famoso Bar do Armando), a propósito, esta rua é enorme e tem de tudo! Seguindo a rua você encontra escolas, cursos, restaurantes, hotéis, bares, hospital, agência de viagem...

A loja é enorme, chega ser confusa de tantas coisas, difícil escolher, mas possui objetos lindos, vale a pena entrar, mas não espere bom atendimento.

O Cocar feito de escamas de peixe e os dentes são verdadeiros, de piranhas!

Partindo do teatro, fomos caminhando em direção ao calçadão de Manaus, rua das lojas de marcas conhecidas, bancos e etc, como todo calçadão. É só seguir em direção ao Porto, para que tenham ideia, do teatro ao porto a pé, levamos 15min, não pegue ônibus(R$3) neste roteiro ou perderá muita coisa.

Chegamos na catedral de Manaus (Igreja Matriz) que é linda, fica na Praça Oswaldo Cruz, s/n, Centro. Logo imaginei uma noiva descendo a bela escadaria.

Ficamos muito tristes com o abandono de um dos lados da igreja, o lado esquerdo (o lado do porto), cheira mal, existem muitos moradores de rua pelo chão, uma parede com pinturas lindas se acabando, descuido total. Por incrível que pareça, o lado direito da igreja estava policiado, limpo e tinha até um grupo de Garis fazendo "piquenique" na hora do almoço. Ficamos sentadas em um dos bancos deste lado da igreja e fomos até cumprimentadas por ocasião do dia da mulher por um dos policiais. Fiquei sem entender o motivo desta diferença em um mesmo local. Torcendo para que este quadro mude em breve!

Catedral Nossa Senhora da Conceição - Igreja Matriz

Em frente a catedral fica este simpático relógio.

Lindo, histórico e com arquitetura européia o antigo prédio da Alfândega que é tombado pelo patrimônio histórico nacional desde 1987, infelizmente ainda está abandonado, fotografei de dentro do Porto.
Bem ao lado, fica o mercadão, Mercado Adolpho Lisboa, ótimo para comprar sucos, comer e conhecer as frutas, temperos e os peixes da amazônia, também é tombado e possui vitrais franceses.
Depois de andar bastante e conhecer tanta coisa, fomos descansar um pouco e nos preparar para a noite no Teatro Amazonas!

O teatro a noite fica ainda mais bonito.

Teatro lotado! Que lindo!

Nesta sala cabem 700 pessoas e a platéia, onde ficamos, tem o formato de uma ferradura vista de cima.

Eu não parava de fotografar! Ah, não utilizem flash! É proibido, pode degradar pinturas e obras, caso faça será chamado atenção.

Marisa foi muito simpática com o público e disse, "Esta experiência levarei para outras vidas, entrar neste teatro é algo mágico, um sonho para nós artistas."
Afirmação fácil de entender, não é?

Rimos bastante! E a noite só estava começando!

Vá sem pressa e observe cada detalhe!

E na saída uma selfie com ela!

E depois de um dia "feio", eis que a lua aparece nos presenteando com uma linda noite!
Fotografei de dentro do teatro.

Quando saímos do espetáculo as ruas estavam assim! Óbvio que mesmo exaustas, eu e mami, não iríamos dormir sabendo que os bares estavam lotados! Nos juntamos a eles e assim ficamos "papeando" e "petiscando" no restaurante Tambaqui de Banda (saiba o que comemos e preços aqui) até fechar, sim, fomos as últimas clientes!
Ao redor do teatro 3 bares ficam lotados, 2 do lado direito e 1 do esquerdo, mas existem outros.
Para fechar o dia, a "saideira" foi no Bar do Armando (lado esquerdo do teatro) que estava com música ao vivo! Fica na rua 10 de julho, 593 - Centro.
Não comemos nada, apenas bebemos, depois deste dia, todos os outros dias, a noite, parávamos no bar antes de ir para o hostel (no próximo post contarei onde ficamos no Centro).

Em frente ao Bar do Armando às 2h da manhã!

Gente de todas as idades e "tribos" e ainda tem gente que não gosta do Centro!
Um detalhe importante, para ficar até bem tarde, madrugada como nós, aconselho este "buchicho" do Largo São Sebastião/Teatro, as outras ruas, não ficamos, então, não posso indicar.
Ah, fiquei devendo pra vocês no último post, o que era aquela "bola marrom" e adivinhem? É a super famosa e vitaminada...Castanha do Pará!
Assim que ela sai do pé! Não sei vocês, mas antes desta viagem eu não sabia!

Semana que vem contarei nossa experiência na selva! Até jacaré segurei! Medo!