Booking.com

Europa - Dicas Gerais Importantes

Acabamos de chegar da Europa, minha segunda vez lá, uma viagem encantadora, romântica, cheia de história, novas culturas e com um toque especial do outono e chegada do Natal. 
Não poderia ser melhor!
Ah, não posso deixar de mencionar que foi a nossa primeira viagem internacional "grávidos", andei pela Europa com 5 para 6 meses de gestação e foi maravilhoso. 
Você também pode viajar, não deixe pra depois!


Paris

Londres

Amsterdam

Neste post farei um resumo básico das principais dúvidas, um ponta pé inicial pra organizar sua viagem pela Europa. 
Existem ótimos blogs que falam somente sobre a cidade escolhida por você, vale a pena pesquisar, parar e estudar principalmente se o blogueiro for um local!

Vamos lá, anota aí!

Cidades escolhidas
Paris, Londres e Amsterdã - Nesta ordem.

O período
Escolhemos o final do outono para viajar, por alguns motivos que vou listar para vocês:
Preços razoáveis nos hotéis e comércio no geral, cidade com mais locais e menos turistas, menos fila nas atrações, clima suportável para longas caminhadas, tons incríveis das folhas das árvores, chegada do Natal com shows gratuitos, ruas iluminadas, pistas de gelo, romantismo no ar, poder abusar da gastronomia local, utilizar roupas como as dos filmes; casacos chics, cachecol, luvas de couro, chapéus, um verdadeiro charme esta estação.

Documentação
Passaporte válido, seguro viagem (obrigatório), seu voucher comprovando voo ida e volta e voucher com as reservas dos hotéis.

Quanto tempo ficar e realmente conhecer?
Fique no mínimo 5 dias nas grandes cidades, ainda não é o suficiente, mas você não voltará frustado e exausto parecendo que correu uma maratona na Europa ou com aquela sensação de que poderia ter ficado mais, depois de gastar seu dinheiro, que cá entre nós, não nasce na árvore do seu quintal.
Nada de querer fazer várias cidades em pouco tempo, pura ilusão, você vai por o pé no destino e não conhecer, é isso que quer? Tirar uma foto e sair? Pense nisso!

O voo
Foi a primeira vez que viajamos de Lufthansa e simplesmente amei, correta, equipamento 747 espaçoso para as pernas (sou alta) e isso é raro hoje na econômica e bom atendimento. 
Antes de chegar em Paris fizemos conexão em Frankfurt - Alemanha, super tranquilo. 
Total de voo nesta viagem do Rio de Janeiro até Paris foram 15 horas no ar. 
Média da passagem Rio X Paris com Lufthansa nesta época, 1.300 USD.
Chegue com 2 horas de antecedência no aeroporto e se possível faça o check-in on line 1 dia antes no site da Cia aérea. Se não souber ok, sem problemas.

Pesquise, procure promoções, alguns "pacotes" também podem valer a pena e facilitar a vida daqueles com menos tempo para organizar a viagem. 
O segredo é pesquisar bem antes e só comprar seu aéreo depois de pensar e decidir o que irá fazer, quais cidades pretende visitar!

* Entre as cidades/Países, voos internos, você pode comprar aéreo ou trem, não esqueça que irá pagar a taxa de bagagem nestes voos se estiver com mais de uma mala pequena! Estude sempre!
Na minha opinião melhor fazer de trem.

A mala
Organizar a mala não é tão difícil se você estudar o destino e o clima do mesmo na época da sua viagem.
Difícil se basear por mim, "a pessoa é básica" mas faça um esforço, lembre-se que na Europa o metrô é o melhor transporte, e em Paris especificamente você precisará subir e descer muitas escadas até seu hotel e depois até o aeroporto. 
Odeio viajar cheia de malas e enrolada! 
Viajei com uma mala média!  Sim, pra 15 dias de outono! Não me faltou nadinha!
Agora se você quer trocar de roupa mais de uma vez por dia e fazer da Europa uma passarela, aí é outra história. Curta do seu jeito!

Então, levei 3 pares de sapatos, 1 bota curta, 1 bota cano longo e 1 tênis com muitas meias dentro. 
Quatro legging, meias fina para por por baixo, três casacos bons e 4 camisas de manga longa básica para por em baixo de tudo, roupa pra dormir, produtos de higiene (todos em potinhos de 100ml) e um kit farmácia com todos os remédios que poderia precisar e suas receitas, sim eu fui no médico e pedi para evitar qualquer tipo de problema. 
*Não esqueça hidratante pro corpo e labial, no outono faz frio e resseca muitooo!

Lá comprei somente um blusa térmica e touca que é bem mais em conta que no Brasil! #Primark

O segredo: Levar peças básicas, coringas, neutras, que não amassam, trocar a touca, batom e o cachecois coloridos, pronto! Look novo e mala leve! Aposte no preto!
Lave a camisa que usou em baixo de tudo a noite durante o banho, meias e calcinhas. É só torcer bem e deixar bem esticadinha que seca no quarto!

Onde ficar?
O indicado sempre é ficar próximo aos centros turísticos, mas sendo bem sincera, não vejo mal algum em ficar um pouco distante do "buxixo" na Europa com o excelente transporte que possuem e você acaba conhecendo mais coisas, desbravando mais.
Não se assuste com os tamanhos dos quartos e banheiros dos hotéis, no geral são pequenos!
O café da manhã geralmente não é incluído, por favor certifique-se.
A dica de ouro é ficar perto de estações de metrô e shoppings ou centrinhos comerciais, pronto, você estará bem!
Tem hotéis pra todos os gostos nas 3 cidades, encontre o seu aqui.

Transporte nas cidades
Não indico aluguel de carro, vai perder tempo e dinheiro.
Utilize o metrô! Não tenha medo! É super sinalizado, mais rápido e mais barato!
Na dúvida, utilize o google maps funciona perfeitamente bem! Não tem erro.
Faça um cartão local, carregue de acordo com os dias que irá ficar e será perfeito! 
*Para 5 dias em Paris por exemplo, peguei um cartão ilimitado para uma semana e fiquei igual "pinto no lixo" passe livre em Paris, hehehe. Veja aqui como fizemos.
Só ter uma foto 3x4, pagar 26 euros e ser feliz! 
O nome deste cartão é Navigo Decouvert com ele você roda tudo! Peça um válido para todas as zonas! Luxo!
Importante: O cartão é válido de segunda a Domingo, se você chega na quarta feira por exemplo já não vale a pena. ;-)

*Para 5 dias em Londres fizemos o cartão Oyster também com valores para uma semana, este não precisa de foto. Super tranquilo, fácil mesmo andar de metrô.
Ah, com o cartão Oyster você pode andar no red bus! Amamos!

*Em Amsterdã andamos a pé os 5 dias, os pontos são relativamente próximos e indico pegar uma bike para um passeio pela cidade, a maioria dos hotéis oferecem com pequeno custo. Cuidado, não é tão simples andar de bike lá, são muitas delas e na hora de estacionar tranque-a direitinho.
Andar a pé em Amsterdã é necessário, é lindo, é o melhor! Caminhe e caminhe... 

Alimentação (Almoço/Janta)
Como este post é um resumo geral, posso dizer que você consegue se alimentar por dia e sem luxo, por 30 euros dia ou 30 libras aproximadamente. 
Pratos com carne vermelha, que por sinal não são as melhores, saem bem mais caro. Esqueça o feijão por um tempo. Não encontramos facilmente!
Massas simples tipo ao sugo e bolonhesa, sopas do dia, pizzas básicas, saladas e sanduíches naturais você encontra até por 5 Euros/5 libras.

Dica: Se seu objetivo é explorar a cidade e não parar para refeições em restaurantes durante o dia, pode apostar nos sanduíches de mercado, são ótimos e fresquinhos por até 3 euros/libras e a noite pare para comer melhor, lembrando que a noite é mais caro e alguns restaurantes mais requintados necessitam de reserva antecipada. Fique de olho no horário! Nada de deixar pra comer muito tarde ou poderá ficar sem comer.
Não deixe de provar comidas locais, afinal viajar é experiência, é mergulhar na cultura local. Prove!
Última dica sobre alimentação para economizar: Restaurante nos pontos turísticos = comida mais cara! Se caminhar um pouco os preços baixam!

Sobre Comunicação/Idioma
O idioma universal é EDUCAÇÃO!
Nos comunicamos em inglês, inclusive em Paris, sem nenhum problema! Basta ser educado, sorrir e começar com um Bonjour! Todos sem exceção foram ótimos conosco!
Nos outros países falamos inglês também, mímicas quando necessário e Camillo num bar chegou a utilizar o google tradutor! É só querer!

Quanto levar? 
Caro leitor, pergunta difícil esta!
Cada um tem seu jeito consumista de ser, hehehe.
Faça sua própria soma de acordo com os valores que passamos aqui.

Primeira dica sobre moeda: Troque aqui no Brasil, vai por mim, muito melhor levar seus Euros e suas Libras! Levamos mas acabamos trocando um pouco lá, resultado prejuízo! Troque aqui o que puder, sem contar a economia de tempo!
Coloque em um "porta dólar" na cintura, por baixo das roupas, algumas casas de câmbio na hora da troca já oferecem como brinde, ou você pode comprar em lojas de bagagens por aproximadamente R$20. 

A dica que dou para você ter uma ideia de quanto gastará, é acrescentar um café, um sorvete, um chocolate, as entradas dos museus que deseja visitar (consulte os combos que cada cidade oferece, são bem mais baratos do que comprar o ingresso de cada atração separadamente!), uma lembrancinha local e somar com transporte e alimentação que já falamos acima e tirar uma média.

Você encontra estes valores facilmente na internet, nos sites locais, foi assim que fizemos.

Se quiser fazer compras de roupas, vale muito a pena pela qualidade, acabamento e preço, tenha em mente o que quer e também pesquise antes para ter uma ideia, uma média e não perder muito tempo. Time is money!
 A loja que enlouquece os brasileiros é a Primark, aff me enlouqueceuuu! Olhe os preços e comece a juntar grana e sonhar. 
Por isso a dica de ir leve é importantíssima!

Ajudou? Facilitou? Espero que sim! 
Deixe seu comentário e compartilhe! 

Aguardem os próximos posts desta viagem que me encantou! Vou falar de cada cidade! Não deixe de conferir videos e fotografias em nosso Instagram.
@luanaprazeirescollection


4 comentários:

Camillo disse...

Dicas valiosas para quem deseja fazer uma viagem para a Europa.

Unknown disse...

Fantástico!! Dá até pra se sentir na viagem com tantas dicas boas!!!

Luana Prazeires disse...

Obrigada Alessandra! Volte sempre!

Luana Prazeires disse...

Básicas e importantes 😉