Booking.com

Barra de Guaratiba - RJ - História, manguezal, SUP, trilhas, praias e gastronomia


Fiz esse post pensando em dar dicas para você voltar a viajar nesse período que estamos atravessando, de forma mais "segura".

Clique aqui e pesquise sua viagem sem compromisso, é gratuito!

Vista da casa do paisagista Roberto Burle Marx - Um dos pontos turísticos da região.

Utilizar carro, visitar destinos próximos e onde as atrações são ao ar livre, é a melhor opção no momento que estamos vivendo. O ecoturismo pode ser praticado, mas é claro que precisamos agir de forma diferente. 

Educação, empatia e todos os cuidados necessários precisam ser seguidos. 

Distanciamento, máscara e álcool, precisam estar na "mala" do novo viajante!

Pensando nisso, resolvi falar sobre um destino simples no estilo de vida e rico por suas paisagens e manguezais, um tanto distante para os cariocas, onde você terá como principal atração a natureza!

Estou falando de Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro! Você conhece? 

Antes de começar, saiba que irá para o meio do mato, encontrará bons restaurantes de frutos do mar, e verá lama, lama do manguezal, e gente simples. Sim, tudo bem rústico e simples. Se você não curte ecoturismo e essa vibe, não vá!

Barra de Guaratiba é um bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, foi o destino escolhido para meu trabalho final da faculdade de bacharel em turismo no ano de 2005! Pra mim, um bairro já conhecido que fez parte da minha infância.



Vamos lá e anota aí!

O que fazer?

Em Barra de Guaratiba você encontra alguns pontos mais conhecidos como o Sítio Roberto Burle Marx, que amo visitar, a Ponte Velha (Na entrada da Marambaia, área protegida pelo exército) que agora é muito fotografada por praticantes de SUP (esporte oficial da região), restaurantes especializados em frutos do mar, lindas trilhas para praias ainda "desconhecidas" pelos cariocas, Túnel das árvores, o caminho para a tão famosa Pedra do Telégrafo, a entrada pra famosa praia de Grumari conhecida pelos surfistas e cenário de várias novelas, filmes e clipes. Falando nisso, boa parte do Sítio do Pica Pau amarelo foi gravado em Barra de Guaratiba. 

Ah, Assistir um pôr do sol incrível deve fazer parte do seu roteiro. 

Para os aventureiros, a dica é fazer rapel na pedra da tartaruga com guia especializado.

Existem guardas no local.

Use sua máscara e não deixe lixo, mas se encontrar algum lixo retire do caminho. Faça sua parte!

Você também pode visitar o alambique e restaurante, Max Cana, local que já fui algumas vezes e curto bem. Outro ponto que agrada famílias com crianças é o parque de educação ambiental Arca do Noah. 

Manguezal - Caminho por onde os praticantes de SUP passam

Um pouco de história

A origem do nome Guaratiba é atribuída aos Índios Tupinambás que habitavam a região. Chamavam as garças de "guarás", e tudo que estivesse reunido em grande quantidade de "tiba". Em 1959, os portugueses juntaram as duas palavras e batizaram o local de Guaratiba. 

Como chegar?
O Wase funciona muito bem pra você chegar até lá!
A principal rota é seguir a linda estrada Roberto Burle Marx.

Você pode alugar um carro na Rentcars clicando aqui.

Partindo do Centro do Rio são quase 2h de viagem. O sinal de internet dentro de Barra de Guaratiba pode oscilar, mas não se preocupe, o bairro é pequeno e perguntando para os simpáticos moradores encontrará tranquilamente, caso necessário.

Estacionar na região é um problema, tenha paciência!

Onde ficar?

Existem essas hospedagem aqui, clique para ver valores e fotografias. A maioria das opções são hospedagens simples mas atendem muito bem. 😉

Quanto levar?

Essa pergunta é polêmica! hahaha. Cada um tem seu estilo de viagem, gasta de forma diferente com prioridades diferentes!

Mas para não deixar a questão em branco... somando esporte aquático, almoço, bebidas e estacionamento você gastará uns R$200.

Assista esse vídeo produzido pelo @tanoarproducoes e veja a beleza de Barra de Guaratiba!



👉Quer viajar? Clique aqui pesquise tudo para sua viagem e já reserve!

10 comentários:

Camillo disse...

Lindo local. Faz parte de muitos dos nossos finais de semana.

Luana Prazeires disse...

Verdade. 🌎❤

Tatá's Yard Sale disse...

Já estou planejando meus passeios nessa região com a Mikaella ♥ ótimas dicas Lu!

Unknown disse...

Linda matéria!!! Amei as fotos...sucesso total!

Unknown disse...

Barra de Guaratiba , turismo certo ! Natureza presente.

Luana Prazeires disse...

Obrigada! Ela vai amar!

Luana Prazeires disse...

Natureza !😊

Unknown disse...

Ahhhh amei! Lembro até hj de nossas escapadas para a praia de Barra de Guaratiba e do dia que fizemos a trilha! Muito bom mesmo!!!

Unknown disse...

Ahhhh amei! Lembro até hj de nossas escapadas para a praia de Barra de Guaratiba e do dia que fizemos a trilha! Muito bom mesmo!!!
Tyta

@marceluspereira disse...

Uau. Muito lindo. Parabéns!