Booking.com

Miguel Pereira - Rio de Janeiro - Pousada Refúgio do Vale

Nossa suíte

Recém inaugurada, rodeada de verde e belezas naturais, ao lado da reserva biológica do Tinguá em Miguel Pereira, está a linda Pousada Refúgio do Vale.  Como o nome diz, um refúgio dentro do estado do Rio de Janeiro. A cidade de Miguel Pereira é conhecida como o destino que possui o terceiro melhor clima do mundo. Vem conhecer conosco!

Venho sugerindo a vocês locais próximo a natureza, com atividades ao ar livre e fácil acesso partindo do Rio, para que possam viajar de carro e mais tranquilos. Incentivamos o turismo responsável nesse momento e por isso, nossas escolhas e sugestões são para destinos com essas características. Use Máscara quando necessário, respeite o outro e mantenha o distanciamento recomendado. Ainda estamos atravessando uma pandemia.

Lago Javary

Como chegar?

Miguel Pereira fica há 2 horas do centro do Rio aproximadamente. São 122km de distância.

A estrada é tranquila, mas com muitas curvas e não existem pedágios e essa é uma grande vantagem para o viajante que quer economizar! Utilize seu GPS colocando o endereço da pousada e simule antes de viajar para conhecer o caminho. Faltando aproximadamente 18 minutos para chegar no destino, você entrará numa estrada de terra, mas estava bem lisinha quando passei, sem buracos. Apenas siga as placas como a da imagem abaixo.

Endereço da pousada: Rua Cândido Coelho Souza, 13 - Vera Cruz - Miguel Pereira/RJ.

Siga essa placa de madeira

Quando ir?

De abril a setembro você curte mais, porém não esqueça que o destino tem o terceiro melhor clima do mundo. As chuvas são bem distribuídas, peguei frio, sol e chuva. Foi uma delícia a experiência.  

Quantos dias ficar?

Sugerimos reservar 02 noites para que possa descansar e aproveitar. Clique AQUI, pesquise os valores e reserve.

Tente se programar para chegar com a luz do dia, pois à noite não será possível ver as placas que orientam o motorista com facilidade. Além disso o sinal de internet pode falhar nas proximidades da pousada. Segundo um dos funcionários, a melhor operadora na área é a TIM.

Um dos chalés

O que levar?

Além de energia boa e sua câmera fotográfica, leve seu tênis, repelente, protetor solar, roupa de banho e agasalhos, pois, a noite esfria bem por conta da altura e natureza abundante. Clique AQUI e receba um check list para fazer sua mala sem esquecer de nada!

Viaduto Paulo de Frontin

O que a pousada oferece?

Uma área linda externa, cuidado para não exagerar nas fotos e perder a experiência de viver o momento presente. É tentador! 

Para os pequenos, além de muito espaço, um parquinho interessante e colorido!

A pousada oferece wifi, café da manhã simples, serve almoço e jantar. Um prato executivo custa a partir de R$30. Comida boa e caseira, jantei e almocei lá. 

A dica é levar biscoitinhos, chocolates, frutas para comer no chalé entre as refeições. 

A piscina é natural, existe uma pequena trilha, estacionamento, quadra de esportes, quartos simples, limpos e honestos com TV, ventilador, frigobar, aceita pet. Sentimos falta de um tapete ou capacho na entrada do chalé.

A pousada está realizando ajustes em sua estrutura e ainda tem alguns chalés para inaugurar. Pretendo voltar com a família.

Cachoeira do Poção

Não deixe de visitar na cidade!

Listei aqui pontos turísticos que fazem parte da história local e atraem visitantes. Não possuem boa estrutura turística. Indico ir nesses pontos na ida ou volta para não precisar sair da pousada se for ficar apenas um final de semana. Se organizando direitinho você consegue ver tudo e fotografar. 

- Cachoeira do Poção - Para fotografar. Achei o local simples e bonito estava completamente vazio numa quinta-feira. Possui um bar.

-Viaduto Paulo de Frontin para fotografar. Um viaduto lindo. Fiquei apaixonada apesar de achar bem abandonado levando em consideração seu potencial. Possui altura de um prédio de 10 andares com estrutura metálica treliçada, formando um grande arco sobre o Rio Santana. Atravessando a pé a duração é de 20 minutos. Não indico fazer a travessia, apenas contemple. É o único viaduto em ferro e curva no mundo. Usado para rapel por profissionais.

No canto esquerdo o restaurante da pousada

- Lago Javary - No bairro Barão de Javary. Para passear e relaxar. Amei passear no Lago, observar os pássaros. Ele configura um acidente natural criado provavelmente há milhares e milhares de anos, durante o período de formação geológica da Serra do Couto (ramo interno da Cordilheira do Tinguá). Isto pode ser comprovado tanto pelas suas próprias características geofisiográficas quanto pelos veios de água que recebe de quatro nascentes periféricas, provindas das encostas que o cercam. A novidade é que está sendo construída uma passarela no Lago e quero voltar para conhecer.

- Estação Professor Miguel Pereira - Estação ferroviária desativada. Para conhecer. Existe um pequeno museu local e feira aos finais de semana.

Que paz!

- Monumento Natural Gruta dos Escravos - Construído no século XVIII. Lugar bem bonito. Trilha leve mas íngreme de 30 minutos. Na boca da serra com mirante próximo. Para contemplar. Essa não consegui fazer devido ao tempo ruim.

- Centro de Miguel Pereira - Para visitar. Pequeno e simples.

Portal de pedras em frente a quadra esportiva da pousada

Clique aqui para pesquisar e reservar sua próxima viagem! É fácil e seguro!

O parquinho infantil da pousada é uma graça.

Assista esse vídeo aéreo produzido por Camillo Meneses da @tanoarproduções e entenda a beleza desse destino simples mas rico em belezas naturais.

Se gostou de saber mais sobre Miguel Pereira, deixe um comentário aqui e nos incentive a divulgar mais destinos 👇

Boa Viagem!


10 comentários:

Camillo disse...

Mais uma dica da Lu.

Anônimo disse...

Pelas fotos e sua experiência da pra sentir a vibe do lugar... irei com certeza.

Unknown disse...

Muito bacana! Deu até vontade de ir curtir um friozinho!!! 🥶🥰

Graziele disse...

Como sempre arrasando nas dicas. Amei ��.

Anônimo disse...

Natureza maravilhosa, Miguel Pereira está no meu roteiro de viagem.
Filha linda matéria!

Luana Prazeires disse...

Obrigada 💗🌍

Luana Prazeires disse...

Te amo mae

Luana Prazeires disse...

Reserva por aqui!💓

Luana Prazeires disse...

Compartilha!😉

Anônimo disse...

Aceita um cão 🐕?